Técnicos e agentes locais participaram hoje no Mercado do Livramento (Setúbal) numa reunião com o intuito de consolidar as medidas de adaptação climática para o território que têm vindo a ser debatidas em anteriores sessões.
Técnicos Municipais, de Autoridades Locais de Proteção e Segurança, bem como agentes locais dos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra, participaram hoje no Mercado do Livramento (Setúbal) numa reunião do projeto PLAAC – Arrábida com o intuito de consolidar as medidas de adaptação climática para o território que têm vindo a ser debatidas em anteriores sessões.
Estando este projeto na fase final da realização dos três Planos Locais de Adaptação às Alterações Climáticas, o encontro serviu para partilhar os contributos de todos os atores locais dos municípios envolvidos no projeto e validar as medidas de adaptação propostas, num processo que irá culminar com o desenvolvimento de estratégias de adaptação.
Neste enquadramento, a sessão contou ainda com a participação do Dr. Filipe Ferreira, Secretário Metropolitano da Área Metropolitana de Lisboa, que apresentou as oportunidades atuais de financiamento que o quadro de apoio 2022-2030 oferece para a implementação de medidas de adaptação climática na região de Lisboa e Vale do Tejo.
O projeto PLAAC-Arrábida, coordenado pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida e financiado pelo Programa Ambiente dos EEA Grants, conta com a participação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA) e do IGOT - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, bem como os municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra, com o objetivo de preparar estes municípios para enfrentar os desafios que as alterações climáticas lhes colocam.