Setúbal, Palmela e Sesimbra fazem parte do maior movimento mundial de cidades para a ação climática e de energia local. Rumo a uma Europa mais justa e com impacto neutro no clima!
O Pacto de Autarcas foi lançado em 2008, na Europa, com a ambição de reunir os governos locais comprometidos voluntariamente em alcançar e exceder os objetivos da UE para o clima e energia.
A iniciativa não só apresentou uma abordagem bottom-up inovadora relativamente à ação para o clima e energia, como o seu sucesso rapidamente ultrapassou as expectativas.
A iniciativa conta atualmente com mais de 7 000 municípios e regiões de 57 países, baseando-se nos pontos fortes de um movimento mundial multissetorial e no apoio técnico e metodológico oferecido pelos secretariados dedicados.
O Pacto de Autarcas Global está a tirar proveito da experiência adquirida ao longo dos últimos oito anos na Europa e fora desta, e continuará a crescer com base nos principais fatores de sucesso da iniciativa: governança bottom-up, modelo de cooperação multinível e o seu enquadramento orientado para a ação.
A visão partilhada pelos signatários para 2050 consiste em acelerar a descarbonização dos seus territórios, fortalecer a sua capacidade para se adaptarem aos impactos inevitáveis das alterações climáticas e permitir que os cidadãos tenham acesso a uma energia segura, sustentável e acessível.
Saiba mais sobre o Pacto dos Autarcas em https://www.pactodeautarcas.eu/pt/